Hidratação x Reconstrução - Vamos aprender a diferença?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cuidar dos cabelos é quase uma alquimia e diante de tantas opções que o mercado oferece, como escolher o tratamento que seu cabelo realmente precisa?
A princípio parece ser a mesma coisa, mas não é, tem resultados bastante diferentes e a única coisa que tem em comum é: São tratamentos para melhorar os fios.
Todo cabelo precisa de hidratação, mas nem todos precisam de reconstrução.

Isso explica as diferentes opiniões sobre um mesmo produto. Cada cabelo reage de uma forma diferente, cada um tem uma necessidade naquele momento. 

Vamos a um exemplo prático?
Máscaras de tratamento Moroccanoil. Tampa laranja e tampa marrom.
A máscara de tampa laranja é um tratamento reconstrutor e a de tampa marrom um tratamento de hidratação.


É comum ver pela net as comparações entre elas e muitas afirmando que gostaram mais da máscara de tampa marrom. Será que o cabelo precisava de uma reconstrução quando foi utilizada a máscara de tampa laranja? Será que esperavam um cabelo macio mesmo fazendo um tratamento reconstrutor?
E é fácil entender pq a máscara de tampa marrom caiu no gosto de todas, pois todo cabelo precisa de hidratação, então ela tem um efeito satisfatório em para todos os fios, independente da situação em que eles se encontram. 

Falando sobre hidratação...

Quando nosso cabelo está sem brilho, ressecado, sem balanço, sem vida, precisamos hidratá-lo. Isso significa repor nutrientes, líquidos, manter a umidade dos fios e melhorar seu aspecto.
E pq ele fica dessa forma?
Temos os fatores naturais como sol, poluição, mar. Temos os fatores químicos como tintura, permanente, alisamentos em geral, fatores hormonais como durante a gravidez e o próprio desequilíbrio hormonal natural e comum entre as mulheres e fatores mecânicos como o uso excessivo de pranchas, secadores e babyliss.
A hidratação é necessária para todos os tipos de cabelo. Ela funciona em casos de ressecamentos leves, presença de porosidade, onde agressões externas comprometem as cutículas dos fios deixando o cabelo com aspecto arrepiado e ressecado. Esse tipo de tratamento age na parte externa da fibra capilar.
Ao utilizar produtos específicos para cada tipo de cabelo, garantimos um aspecto saudável para os fios e prevenimos futuros danos. O intervalo entre as sessões normalmente é de 15 em 15 dias, mas para os mais ressecados deve ser feita semanalmente.

Falando sobre reconstrução...

Quando o cabelo passou por algum procedimento muito agressivo ou é submetido a processos agressores constantemente e está com a sua estrutura danificada, aí a reconstrução é indicada, pois ela age na estrutura do fio e é um tratamento mais específico.
Como identificar um cabelo que precisa de reconstrução?
Cabelos quebradiços, fracos, com queda e porosos.
Esses danos são ocasionados pela perda de matéria prima do próprio cabelo, queratina e aminoácidos.
É um tratamento mais profundo que age no córtex do cabelo, introduzindo substâncias protéicas nas falhas e fissuras das fibras. Melhores ativos reconstrutores: Queratina e creatina que reconstroem os fios, complexos de vitamina C e E.
É comum os tratamentos reconstrutores deixarem o cabelo com um aspecto duro, sem muita maciez e brilho, mas isso é normal, pois ele trabalha a estrutura interna do fio, esse é o foco.
Então após seu tratamento de reconstrução, utilize um bom condicionador ou até mesmo uma leve camada de máscara de hidratação.

Conclusão
Antes de gastar rios de dinheiro comprando produtos caros para fazer “milagre” no cabelo ou apostar em produtos mais acessíveis e depois dizer que eles não prestam, é importante saber identificar o que ele precisa naquele momento.



3 comentários:

  1. Lila disse...:

    Ótimas dicas, já sei que preciso de recontrução!
    bjos, Lila

  1. hanna disse...:

    Bem esclarecido!!
    Adorei as dicas, tbem preciso urgente de reconstrução!!
    Você indica bons produtos com aminoácidos?
    Só tenho cremes com queratina.

    www.semsalto.com

  1. Lilian Maia disse...:

    Hanna eu indico sim, uso duas linhas que são ricas em nutrientes e aminoácidos, deixam o cabelo incrivelmente forte. São: Extreme da Redken e Essensity da Schwarzkopf.
    Existem alguns complementos de aminoácios tbm que dão uma carga maior ao organismo e melhoram bastante a estrutura dos fios.

Postar um comentário

Obrigada por comentar!! A opinião de vcs é muito importante para mim!!
Os comentários serão respondidos aqui no próprio post ok?!
Bjsmeescrevam!!

Related Posts with Thumbnails