Sobre o PH do cabelo

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Depois que meu cabelo começou a dar sinais graves de fraqueza após várias escovas progressivas, eu comecei a ler mais sobre o assunto, tentar entender e melhorar o aspecto dos fios com bons produtos e técnicas profissionais.
E foi assim que eu descobri mais sobre o PH dos cabelos.

Vcs já pararam para ler essa informação no rótulo dos produtos? Difícil né?!? Eu mesma nunca tinha olhado e sabendo agora do que se trata, vejo o quanto é importante.

PH significa: Potencial Hidrogeniônico. É bem simples, trata-se de uma escala que vai de 0 a 14, onde se determina o grau de acidez ou alcalinidade.

De 0 a 6.9 é ácido, 7 é neutro e 7.1 a 14 alcalino.


Mas e aí, pra que serve essas informações?

Quanto mais alcalino for o PH, mais as cutículas dos cabelos se abrem, por isso as químicas, processos de reestruturação e alisamentos são alcalinos, pois precisam das escamas abertas para agirem e garantir o resultado.
Em função disso é muito importante usar produtos ácidos, com PH baixo, após realizar químicas no cabelón, assim vc protege os fios, promove uma hidratação, devolve o brilho e a maciez.

O PH ácido ajuda a manter a cor após uma coloração, mantém o alisamento, pois fecha as cutículas. Porém nunca deve ser menor que 2.5, pois se torna prejudicial.
Resumão do negócio: Cabelos saudáveis têm PH ácido, cabelos fracos e danificados têm PH alcalino. E se vc está com esse problema, basta reequilibrar os fios a partir do PH certo (ácido).

E qual o PH ideal para nossos fios?

O PH ideal para um shampoo é em média 5, pois é ácido como nosso couro cabeludo, porém consegue abrir as escamas para promover a limpeza correta.
Os condicionadores e as máscaras de hidratação devem ter PH um pouco mais baixo, em torno de 4.
Por isso é importante usar shampoo, condicionador e máscara da mesma marca quando vc vai lavar o picumã, assim vc garante que os dois estão no PH que vc precisa e o resultado são cabelos saudáveis, macios e com brilho. Esse equilíbrio em longo prazo consegue minimizar ou até mesmo reparar os danos causados pela química.


Agora presta atenção na informação abaixo

Shampoo infantil não é bom para cabelo de adulto!
Ele é neutro em comparação ao couro cabeludo de criança, que é normalmente alto, em torno de 7.5, diferente do nosso que é em média de 5.
O PH do shampoo infantil é alcalino, portanto abre demais as escamas, deixa nosso cabelo seco, áspero e sem brilho!! #ficadica


E agora reparando nos meus frascos, NENHUM mostra o PH, péssimo!!
Acho que todas as embalagens deveriam vir com as informações completas para o consumidor acertar na hora da escolha.


Beijosss



5 comentários:

  1. Unknown disse...:

    Nossa eu amei esse post,te sigo ha muito tempo,e leio dicas otimas aki.
    estilodaisedaiane.blogspot.com

  1. Lilian Maia disse...:

    Obrigada Daise, será sempre bem vinda por aqui!!!

  1. Hanna Laise disse...:

    Gente, muito importante mesmo esse post.
    Eu jurava que shampoo infantil fazia bem pro cabelo, todo mundo na internet adora usar para a primeira lavagem.
    Adorei o blog.

    www.semsalto.com

  1. Lilian Maia disse...:

    Hanna eu tbm usava!! E realmente percebia esse efeito, mas achava que era meu cabelo que estava muito ruim.

  1. Dicas Femininas disse...:

    olá amada que linda eu ameu seu blog e já estou seguindo beijos

    me visite amada

    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

Postar um comentário

Obrigada por comentar!! A opinião de vcs é muito importante para mim!!
Os comentários serão respondidos aqui no próprio post ok?!
Bjsmeescrevam!!

Related Posts with Thumbnails